Desenvolvimento Motor

09-04-2019

Neste artigo vamos falar sobre um dos temas abordados em aula acerca do desenvolvimento físico que é o desenvolvimento motor.

    A perceção sensorial permite que os bebés aprendam sobre eles mesmos e o seu ambiente, para que possam descobri-lo corretamente. A experiência motora, juntamente à consciência das mudanças no próprio corpo, molda e modifica o entendimento de cada bebé em resposta àquilo quem fazem. Esta conexão bidireccional entre perceção e a ação, comandada pelo cérebro permite aos bebés muitas informações úteis sobre eles mesmos e o sobre o que os rodeia.

    

Fases do Desenvolvimento Motor

Os aumentos da proporção do corpo não são feitos de forma igual e seguem os princípios de desenvolvimento próximo-distal, céfalo-caudal, e acção concentrada para específica. 

  • Progressão Céfalo-Caudal: Da cabeça para os pés. O bebé começa a ganhar controlo na cabeça em primeiro lugar e só depois nos grupos musculares inferiores.
  • Progressão Próximo-Distal: Do eixo central do corpo para fora, ou seja, controla primeiro o tronco e só depois os braços e as mãos.
  • Progressão da ação concentrada para a específica: Das ações concentradas para as mais específicas. As ações do bebé começam por ser desleixadas e só depois passam a ser mais perfeitas.

   Numa fase inicial, o bebé domina apenas as competências motoras grossas, que envolve os maiores grupos musculares e só depois desenvolve o domínio das competências motoras finas que envolvem movimento de maior precisão ou seja menores grupos musculares. Poderemos ver isso no vídeo a seguir.

© 2019 Psicologia do Desenvolvimento blog. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora